Como concorrer a oportunidades na própria empresa

Por vezes o recrutamento não passa só por ir buscar pessoas externamente. Ou seja, muitas empresas optam por contratar colaboradores que já trabalham na empresa (recrutamento interno), fazendo com que sejam promovidos.

O recrutamento interno é feito, muitas vezes, através dos seguintes meios: afixação da oferta no quadro de avisos ao pessoal, comunicações internas dirigidas aos gerentes de unidades, no departamento de recursos humanos interno da empresa, divulgação das vagas existentes me jornal interno da empresa, e via intranet ou email para todos os funcionários.

Esteja atento a estas formas de divulgação de vagas internas!

Não havendo um processo de recrutamento interno, é importante que se tenha em mente alguns aspectos que devem ser trabalhados para não se tornarem obstáculos na progressão de carreira:

Falta de objectivos: se não tiver um plano claro daquilo que pretende para o seu futuro profissional, torna-se complicado orientar a carreira. Assim, é necessário criar objectivos que funcionam como um estimulante para a carreira, uma vez que a falta deles pode conduzir à frustração do profissional, o que leva à sua estagnação;

Falta de ambição e de confiança: a falta de vontade de chegar a qualquer lugar, a falta de desejo de construir um percurso profissional sólido e de progredir na carreira, e a falta de auto-confiança fazem com que a definição de objectivos se torne um enorme obstáculo;

Pouca experiência: a idade aparece como um obstáculo à progressão na carreira, mas desta vez sob a forma da pouca experiência que está quase sempre associada aos profissionais mais jovens. Assim, a falta de experiência em determinado sector ou em grandes empresas, pode também ser um obstáculo ao desenvolvimento profissional;

Qualificações insuficientes: a insuficiência ao nível das qualificações, pode também ser sentida quando, apesar de terem concluído a sua formação, os profissionais apresentam qualificações desajustadas em relação às que são exigidas pelo mercado de trabalho. Pode sempre investir na sua formação para conseguir fazer face a novos desafios.

Não deixe de se relacionar com todos os colaboradores da empresa, faça o seu melhor trabalho para que lhe seja dado valor e se lembrem de si para uma possível vaga. Se surgir uma oportunidade que nada tem a ver com a sua área, não se esqueça de toda a sua experiência anterior e que poderá ser uma mais-valia e um novo desafio.

 

Autora: Inês Correia – HR Consultant

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de Email não será publicado.

Podemos ajudar?

CONTACTE-NOS

Topo

Sempre a pensar em Si.

Criámos uma Mailing List exclusiva para que você receba em primeira mão as nossas notícias e publicações.

" >CONTACTE-NOS
close slider
  • Escreva aqui a sua Mensagem.
  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.