A importância da comunicação nas organizações

O pensamento de Fernando Pessoa, “O característico principal do homem que nasceu para mandar é que sabe mandar em si mesmo”, felizmente ainda faz escola entre nós.

Das fábricas aos escritórios muitos, como eu, acreditam que o exemplo vem e tem que continuar a vir de cima. Contudo, temos que nos adaptar e constatar que hoje, estar em cima é estar em baixo e, de preferência, ao lado – liderar é acompanhar os trabalhadores no desenvolvimento pessoal e profissional. Talvez por isso uma das características que mais temos vindo a verificar como essenciais nas chefias, seja a capacidade de ouvir. E isto não é visto como uma fraqueza do chefe. Muito pelo contrário. Porque as pessoas continuam como Camões a acreditar “que o chefe fraco, faz fraca a forte gente”.

Ser chefe hoje, é ao mesmo tempo, mais simples e complexo, do que no passado. Os enquadramentos e as necessidades contemporâneas, não devem desvirtuar o melhor sentido destes pensamentos, traduzidos em prosa e poesia, que fizeram (e fazem) história.

A capacidade de escutar, mas com sincera vontade de ouvir, é necessária para ajudar a organização a crescer, o que não acontecerá se não puder incentivar os seus colaboradores a fazê-lo também, ouvindo e levantando-lhe problemas que a todos façam pensar em formas de crescer e evoluir profissionalmente. Não é necessário, nem desejável, que quem chefia tenha todas as respostas.

O facto de as chefias estarem disponíveis para dialogar com os colaboradores, irá proporcionar a obtenção de melhores resultados e melhores ideias. Portanto, se nos podemos atrever a dar um conselho: fale periodicamente com os seus colaboradores, não gaste muito tempo, invista-o na formação, mas faça-o com regularidade em contexto de trabalho, e não apenas em processo de avaliação de desempenho. Ouvir, para decidir (bem), é essencial.

Nunca o faça como Frederico II da Prússia, que gostava de ouvir os homens mas não levava em consideração as sugestões para a tomada de decisão.

Ricardo Lacerda Dias – CEO

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de Email não será publicado.

Podemos ajudar?

CONTACTE-NOS

Topo

Sempre a pensar em Si.

Criámos uma Mailing List exclusiva para que você receba em primeira mão as nossas notícias e publicações.

" >CONTACTE-NOS
close slider
  • Escreva aqui a sua Mensagem.
  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.