Liderança Eficaz

“É melhor liderar a partir da retaguarda e colocar outros à frente, especialmente quando estamos a celebrar uma vitória por algo de muito bom que aconteceu. Mas deves tomar a linha da frente quando há perigo. Desta forma as pessoas irão apreciar a tua liderança.” – Nelson Mandela

Como todos sabemos, a Liderança tem como significado vulgar, a arte de comandar pessoas, atraindo variados seguidores e influenciando, de forma positiva, mentalidades e comportamentos.

A maioria das pessoas quando pensa num líder, imagina a pessoa eleita por uma organização e que passa a assumir um cargo de autoridade. Mas nos dias de hoje, e com a evolução que as próprias empresas se vêem obrigadas a acompanhar, quanto mais não seja para sobreviver no mercado a que pertencem face à competitividade existente, há que ver para além deste tipo de liderança formal, quase severa… a meu ver, demodé.

Todos nós já pudemos constatar, por experiência própria, que a liderança pode surgir de forma naturalmente informal, quando alguém se destaca nesse papel, mesmo que não tenha formalmente essa “função”. No entanto, é um comportamento que pode e deve ser exercitado mas também aperfeiçoado (nomeadamente através de coaching), por forma a limar as próprias habilidades que envolvem o carisma, a paciência, a disciplina e a capacidade de influenciar a equipa. Esta é uma realidade a que cada um de nós, deve estar atento, como parte integrante de uma organização que visa alcançar uma meta – o sucesso.

Acreditamos que o líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que juntos possam alcançar os objetivos comuns. Portanto, é fundamental ter a noção que, numa organização, é possível haver, não um mas vários bons líderes. A própria parede mestra de uma casa, apesar de ser a força basilar no sustento da infraestrutura, só tem esse destaque graças aos pilares e alicerces que possui à sua volta.

O objectivo para uma organização deve ser a sua eficácia e por isso, todos compreendemos que a liderança está relacionada com a Motivação da Equipa. Um bom Líder é aquele capaz de descobrir, fomentar e extrair o melhor de cada pessoa. Como? Com uma boa dose de integridade, entusiasmo! E, em paralelo:

– Demonstrar firmeza,
– Motivar os seus colegas,
– Agir com iniciativa mas também promovê-la,
– Desbravar a flexibilidade,
– Nunca descurar a responsabilidade e o zelo,
-Trabalhar com determinação e dinamismo.

Agora imagine como seria se a sua organização conseguisse:
– Descobrir ou construir vários bons líderes?
– Ensinar ou treinar cada membro da sua equipa a avançar ora com a razão, ora com a emoção?
– Alimentar a sua adaptação às constantes mudanças?
– Estar aberto ao ponto de vista das outras pessoas?
– Ser o exemplo a seguir?
– Conquistar a equipa? Envolvendo cada pessoa no projeto, abordando-a com sensibilidade, dando-lhe o valor e o respeito que merece… Os colaboradores irão fazer o pretendido de boa vontade.

A empresa deve ser uma construção: a parede mestra é o líder eficaz e a equipa é o pilar que assegura a sua estabilidade.

kghk

 

Autor: Tânia Rosa – HR Consultant

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de Email não será publicado.

Podemos ajudar?

CONTACTE-NOS

Topo

Sempre a pensar em Si.

Criámos uma Mailing List exclusiva para que você receba em primeira mão as nossas notícias e publicações.

" >CONTACTE-NOS
close slider
  • Escreva aqui a sua Mensagem.
  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.