O Papel do Executive Search

O processo de Executive Search tem 5 etapas básicas, na perspectiva de Sandra Turchi da Digitalents:

“• Estudo do perfil: a empresa estudará as necessidades do cliente, habilidades que o candidato deve possuir, funções que serão exercidas, missão, visão e valores da empresa, entre outros requisitos que correspondem ao perfil da contratante;

• Atracção de profissionais: o recrutador deverá encontrar os profissionais adequados e isso pode ser feito de diversas formas, mas é preciso compreender que tipo de candidatos são adequados para a empresa, além de saber onde encontrá-los. Algumas das formas de encontrar profissionais são através de pesquisa directa no mercado e/ou ferramentas online;

• Avaliação: nessa etapa, a empresa de Executive Search avaliará os candidatos, tanto através de currículos quanto por entrevista.

• Escolha do candidato: Depois de avaliados será feita a escolha;

• Acompanhamento: o Executive Search auxiliará o contratado e até mesmo a empresa, verificando o desempenho do trabalho.”

De facto, o Executive Search tem ganho cada vez mais a atenção de quem procura a contratação de novos colaboradores com experiência, para conseguir dar o “valor acrescentado” necessário à organização.
Ao seleccionar os vários candidatos, o seu objectivo principal é encontrar profissionais que sejam qualificados, para cumprir a função e levar a organização à meta pretendida: o seu sucesso.

Vários resumos podem ser feitos sobre este método, mas as 5 etapas referidas supra caracterizam bem a tramitação do mesmo.

Da nossa experiência, o importante é perceber que qualquer uma das etapas referidas anteriormente pode ser modificada de acordo e à medida das necessidades de cada organização. Não fosse este um processo do cliente, para o cliente!

Efectivamente, o processo tem em conta as necessidades do cliente, os valores da organização e visa encontrar os profissionais mais adequados à mesma. Esta procura afasta os métodos tradicionais, como os anúncios, baseando-se na pesquisa directa no mercado ou através das ferramentas on-line, hoje disponíveis.

Depois de avaliados os candidatos, será feita a selecção dos mesmos onde a mais valia do searcher será a de auxiliar quer a organização, quer o candidato, na sua cabal integração, gerindo as expectativas de parte a parte, garantindo desta forma a criação de uma relação equilibrada e duradoura.

Catarina Henriques, HR Consultant

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de Email não será publicado.

Podemos ajudar?

CONTACTE-NOS

Topo

Sempre a pensar em Si.

Criámos uma Mailing List exclusiva para que você receba em primeira mão as nossas notícias e publicações.

" >CONTACTE-NOS
close slider
  • Escreva aqui a sua Mensagem.
  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.