Case study- Soft skills vs Hard skills

Cada vez mais as empresas valorizam nos seus colaboradores, para além da formação académica e experiências anteriores no mercado de trabalho, as competências pessoais- são as chamadas soft skills.

Estas competências, ao contrário das hard skills, não são facilmente aprendidas nem têm caráter teórico ou técnico. Dizem antes respeito às capacidades sociais e interpessoais de cada individuo.

É fácil entender porque é que estas habilidades são tão valorizadas pelas chefias e pelos empregadores em geral. As  hard skills são necessárias para a realização de um bom trabalho e quando complementadas com as soft skills os resultados são facilmente potenciados.

Um bom relacionamento interpessoal entre colaboradores requer empatia de parte a parte bem como uma boa capacidade de comunicação- é importante trabalharmos estas competências em nós e, se for o caso, garantir que estas estão garantidas nos Recursos Humanos da sua empresa.

Para além da comunicação, da empatia e do relacionamento interpessoal, são também reconhecidas no mercado de trabalho a capacidade de:

  • Gestão de tempo- valorizam-se profissionais que saibam definir metas, estabelecer prioridades, planear o tempo e organizar o trabalho com vista ao alcance dos resultados desejados.
  • Trabalho em equipa- para se produzir um resultado global positivo, é preciso saber trabalhar em conjunto. Espera-se, por isso, que os profissionais de hoje tenham espírito de colaboração e entreajuda e saibam exatamente que contributo dar para o alcance de um resultado comum.
  • Positividade- o mercado de trabalho valoriza profissionais com atitude positiva, não só devido à sua energia, alegria e entusiasmo, como também se podem tornar mais produtivos e eficazes dado que colocam o seu potencial e o dos outros ao serviço das metas a alcançar.

Pessoas que possuem soft skills, além de poderem utilizar estas capacidades em qualquer tipo de profissão e emprego, ainda são consideradas essenciais para a eficiência de uma empresa. É altura de apostar e valorizar estas competências !

Inês Morgado- HR Consultant

Deixe uma resposta

O seu endereço de Email não será publicado.

Podemos ajudar?

CONTACTE-NOS

Topo

Sempre a pensar em Si.

Criámos uma Mailing List exclusiva para que você receba em primeira mão as nossas notícias e publicações.

" >CONTACTE-NOS
close slider
  • Escreva aqui a sua Mensagem.
  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.