A Motivação e os Recursos Humanos

A Motivação e os Recursos Humanos

A motivação tem sido, cada vez mais, reconhecida como um tema central quando se fala em comportamento organizacional.

Existem várias teorias e vários autores a falar sobre a motivação, nomeadamente, há autores que defendem que os comportamentos dos trabalhadores nas organizações podem indiciar motivação ou desmotivação. Desta forma a motivação pode ser depreendida através dos comportamentos dos mesmos. Inevitavelmente os níveis motivacionais dos colaboradores poderão traduzir-se no bom ou mau desempenho. Por este motivo é essencial mantê-los motivados para que atinjam elevados padrões de desempenho, levando consequentemente as organizações a alcançarem os seus objetivos. De onde depreendemos que, apesar de existirem várias definições do conceito e diferentes teorias de diversos autores, o objetivo final é semelhante: fazer com que os trabalhadores se sintam satisfeitos e motivados no seu local de trabalho e, na realização das tarefas inerentes à função que desempenham.

De facto as razões motivacionais de cada colaborador são inúmeras e distintas e dependem de vários fatores, tais como situação económica estados emocionais, momento familiar e social em que se encontram, idade, habilitações académicas entre outros, apesar de partilharem o mesmo espaço organizacional. Por este motivo deve ser ressalvada a importância de motivar os colaboradores, e adequar individualmente as estratégias adotadas neste âmbito, uma vez que cada colaborador é um ser único e diferente de todos os outros.

Desta forma é de extrema importância, uma elevada sensibilidade e capacidade de análise por parte do gestor de recursos humanos, por forma, a perceber de forma precisa e eficaz, o que motiva cada colaborador na sua individualidade. Não caindo no erro de considerar que o que motiva um trabalhador, é o mesmo que motiva outro, ou considerar que existe algo que motiva o trabalhador sem efetuar uma análise individualizada ao mesmo e à sua situação atual.

 O que nos leva a concluir que o fator – MOTIVAÇÃO –  se revela nos dias de hoje, e cada vez mais, como um desafio diário para os gestores de recursos humanos dentro de uma organização

Andreia Mendes
HR Consultant
andreiamendes@humangext.com