Comunicação Interna

A Humangext tem trazido à discussão temas que estão diretamente ligados à gestão de equipas, desde a formação do colaborador às ferramentas que a empresa deve reunir para realizar uma liderança eficaz, em prol do sucesso. Este será outro mecanismo que merece ser ponderado, já que está intrinsecamente ligado à sua eficácia: “A Comunicação Interna da Organização“.
Face ao mercado atual ter um caráter severamente competitivo, não basta para a Organização reter profissionais talentosos, se o fator humano falhar. A comunicação deve ser estratégica no desenvolvimento interno da mesma e isso refletir-se-á para o exterior, através do bom entendimento da mensagem e do bom desempenho no mercado.
Segundo Teobaldo Andrade, “a comunicação nas organizações é o processo através do qual as pessoas que nelas trabalham procedem ao ‘intercâmbio’ de informações dentro de uma empresa, tendo em vista a sua maior eficácia.”
É tão importante comunicar para o exterior como saber fazer circular a comunicação por entre a equipa, de forma fidedigna a cada colaborador para que, o sucesso no resultado seja atingível. Mais uma ferramenta ao serviço da Liderança Eficaz, a comunicação entre chefias e colaboradores impulsiona não só a motivação da equipa como também o alcance da missão da empresa. Fomentamos a partilha de informação, a troca de experiências, estimula-se o diálogo, proporcionando assim, uma estratégia de unificação de indivíduos que se alinham de modo a comunicar eficazmente, ao mercado externo.
Não deixa de ser uma estratégia, uma ferramenta de controlo, que tem inerente um conjunto de objetivos que devem ser alcançados pelos respetivos membros. Boneau et Henriet (1990) destacam que um dos objetivos da comunicação interna é restaurar a confiança da empresa, promover o conhecimento e meios de expressão, informar cada colaborador de forma adaptada, desenvolver o reflexo da comunicação junto dos quadros superiores (elo de ligação entre topo/colaboradores) e dar a conhecer as iniciativas e sucessos obtidos.
Na comunicação interna na Empresa, deve ter-se em conta, o ato de comunicar e o conteúdo do que se pretende comunicar, concluindo-se que esta enlaça a motivação e que ambas são fulcrais para o bom desenvolvimento organizacional, já que proporciona melhorias individuais, ajuda à retenção dos objetivos e eleva os resultados, proporcionando-lhes uma posição mais do que presencial… interventiva!
Numa próxima edição falaremos sobre as Redes de Comunicação Interna e da sua importância nas organizações.

Tânia Rosa – HR Consultant
taniarosa@humangext.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de Email não será publicado.

Podemos ajudar?

CONTACTE-NOS

Topo

Sempre a pensar em Si.

Criámos uma Mailing List exclusiva para que você receba em primeira mão as nossas notícias e publicações.

" >CONTACTE-NOS
close slider
  • Escreva aqui a sua Mensagem.
  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.