Dificuldades na Seleção

É indiscutível que as pessoas são o ativo mais importante das organizações.
Porém, chegar até aquelas que nos parecem as ideais para ocupar um lugar nas nossas organizações, é para muitos considerado como um quebra-cabeças. Estas dificuldades estendem-se não só pela conjuntura atual do mercado de trabalho, mas também pelo facto do recrutamento ser um processo bastante relevante para as organizações.
O maior obstáculo, não será o processo de recrutamento em si, pois existem inúmeras fontes de recrutamento (internas ou externas) que vão desde os anúncios, pesquisas e até à clássica referência – que acabam por culminar em possíveis candidatos. Assim sendo, uma das grandes dificuldades passa pela seleção. O candidato é ou não a pessoa certa?
No decorrer deste processo existe um grande investimento de tempo/ recursos, é por isso cada vez mais importante que esta investida não seja em vão, trazendo uma maior segurança na altura da admissão e passagem de assuntos. É relevante para uma organização afastar a ideia de uma taxa de rotatividade elevada, pois essa situação acaba por ter implicações na equipa de trabalho e também na imagem que é passada para o exterior.
É cada vez mais importante que os processos sejam fechados com certeza que iremos contratar uma mais-valia para a organização. O despiste de perfil é cada vez mais uma opção para as organizações, como alternativa ao processo de Recrutamento. Através de uma definição concisa do perfil é elaborada uma avaliação do perfil do candidato, efetuado através de inventário de personalidade e entrevista. Toda esta informação é posteriormente analisada, que nos leva a um volume de informação que é utilizado como apoio à tomada de decisão.
Esta vertente é também bastante válida quando existem vagas internas e é necessário perceber qual dos trabalhadores pode possuir o melhor perfil para assumir esta nova função. Nestes casos, o facto de alguém externo poder formalizar esta avaliação e ajudar a tomar uma decisão, afasta possíveis preferências e subjetividades tornam o processo mais justo e transparente. O facto de existir um profissional experiente e habilitado, que possa avaliar o perfil de cada candidato, acaba por ser uma ótima ferramenta para afastar estas questões, tornando uma admissão mais confiante e segura.

Felícia Marques – HR Consultant

Deixe uma resposta

O seu endereço de Email não será publicado.

Podemos ajudar?

CONTACTE-NOS

Topo

Sempre a pensar em Si.

Criámos uma Mailing List exclusiva para que você receba em primeira mão as nossas notícias e publicações.

" >CONTACTE-NOS
close slider
  • Escreva aqui a sua Mensagem.
  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.