Estratégias de procura de emprego

Encontrar emprego não depende do acaso, implica o conhecimento e a aplicação de estratégias que podem multiplicar as oportunidades de obter emprego.

Existem três passos que se devem seguir antes de começar a pesquisa concreta de oportunidades de emprego: conhecer-se a si próprio, conhecer o mercado e estabelecer técnicas de procura de emprego.

A importância de se conhecer a si próprio, implica reflectir sobre o seu percurso académico, sobre experiências profissionais, sobre aquilo que mais gosta de fazer e os seus pontos fortes, para que consiga estabelecer objectivos de carreira, criar um plano de carreira. Este plano pressupõe a definição de objectivos, determinar áreas e sectores de actividade que se adaptem às características pessoais, identificar profissões adequadas ao perfil pessoal, estabelecer objectivos profissionais a curto, médio e longo prazo, enquadrar os objectivos profissionais nos objectivos de vida, definir prioridades e estabelecer estratégias para alcançar os objectivos pretendidos.

Como podemos encontrar oportunidades de emprego? Diariamente devemos consultar os meios de comunicação, tais como jornais locais e nacionais, sites de emprego, para que se esteja sempre a par das últimas novidades. Devemos consultar as ofertas disponíveis no Centro de Emprego e nas Agências de Emprego, assim como mobilizar as redes de relações (familiares, amigos) para que nos possam ajudar nesta procura.

A pesquisa de ofertas de emprego pode também ser feita através de candidaturas espontâneas. Ou seja, muitas vezes as empresas não anunciam postos de trabalho que estão disponíveis e podemos tentar a nossa sorte enviando cartas de candidatura espontânea acompanhadas do Curriculum Vitae (CV) às empresas nas quais gostaríamos de ter uma oportunidade. Juntamente com o CV, deve ser enviada uma carta de apresentação que abranja seis passos: contextualização da candidatura, razões pela qual o levaram a candidatar-se, referir que o CV está em anexo, apresentar aspectos que beneficiem a sua inclusão no processo de selecção, e terminar com um pedido de entrevista e um agradecimento pela atenção disponibilizada.

A criação de um perfil de Linkedin é outro instrumento importante de comunicação, pois cada vez mais as organizações disponibilizam ofertas de emprego através desta rede, e pesquisam candidatos que se adequem ao perfil pretendido.

O IEFP disponibiliza no seu site uma aplicação onde é possível perceber como e por onde pode começar a procura de emprego. Consulte o link http://portal.iefp.pt/cdrom/introducao.html, e comece já a procura pelo seu emprego ideal.

 

Autora: Inês Correia

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de Email não será publicado.

Podemos ajudar?

CONTACTE-NOS

Topo

Sempre a pensar em Si.

Criámos uma Mailing List exclusiva para que você receba em primeira mão as nossas notícias e publicações.

" >CONTACTE-NOS
close slider
  • Escreva aqui a sua Mensagem.
  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.