Formação RH

Nos tempos que correm, seja pelas exigências do próprio mercado ou dos próprios clientes, seja pela procura de uma otimização da equipa ou pela melhoria de resultados internos, cada vez mais as nossas empresas têm apostado no desenvolvimento e formação dos seus Recursos Humanos.
Devemos olhar com valor e respeito para um investimento na área da Formação Profissional, não só para cumprir calendário ou garantir o cumprimento dos mínimos legais, mas essencialmente para motivar, valorizar e impulsionar o potencial de cada colaborador, permitindo quer a sua ascensão dentro do seu setor, quer o seu alinhamento com a missão da própria Organização.
A Formação Profissional “à Medida” de cada empresa, disponibiliza um conjunto de ferramentas e soluções, que apoiam a estruturação de um Plano concretizável e útil, cumprindo as normais legais, mas mais que isso, fazê-lo de uma forma personalizada, adaptada a cada Organização, adequada a cada atividade profissional, não esquecendo as necessidades de cada um, constituindo assim uma mais valia e a certeza de uma Liderança Eficaz.
Face à constantes alterações à lei, às fiscalizações frequentes a que as empresas estão sujeitas, e às mutações que o mundo empresarial tem sofrido, bem como a necessidade que se sente em reter talentos em prol da empresa e da satisfação/realização do colaborador, já não basta formar: é preciso diagnosticar, planear e executar, à medida e eficazmente, para que o sucesso e os resultados sejam alcançados.
Com a entrada da nova lei ao Código do Trabalho, relembramos que as principais mudanças nesta matéria são a passagem para as 40 horas anuais de Formação a dar aos colaboradores, ou, sendo contratado a termo por período igual ou superior a três meses, um número mínimo de horas proporcional à duração do contrato nesse ano.
A formação profissional obrigatória é, por isso, fulcral para que haja um aumento e melhoramento, na Organização, dos índices de competitividade, produtividade e, inclusive, da valorização do trabalhador. Este tipo de formação ajuda, também, o trabalhador a compreender e a adaptar-se a eventuais alterações que surjam no seio da sua empresa.
Não “descarregue” por isso temas para cumprir calendário, mas antes, planeie a Formação, ofereça ao colaborador ferramentas que constituam uma mais valia para ele e potencie a otimização do seu rendimento a favor da Organização.

Tânia Rosa – HR Consultant

Deixe uma resposta

O seu endereço de Email não será publicado.

Podemos ajudar?

CONTACTE-NOS

Topo

Sempre a pensar em Si.

Criámos uma Mailing List exclusiva para que você receba em primeira mão as nossas notícias e publicações.

" >CONTACTE-NOS
close slider
  • Escreva aqui a sua Mensagem.
  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.