Método Kaizen para incremento da Produtividade

Kaizen é um termo de origem japonesa, que agrega o significado de “melhoria contínua” nos âmbitos do trabalho, família, pessoal e social. Baseia-se na melhoria diária e constante, com o objectivo no aumento de produtividade e eliminação do despedício e dos processos desnecessários. Procura as causas das perdas de eficácia, não culpando, mas sim privilegiando o processo de mudança, a qualidade, e a motivação dos colaboradores. Assenta assim em 5 princípios:

  • Criar valor para o cliente;
  • Melhoria no Gemba – local onde se acrescenta valor;
  • Eliminar desperdício;
  • Envolvimento.

Tem como lema “Hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje” e a aplicação desta metodologia resulta em ações concretas e nítido salto qualitativo, com diminuição dos custos operacionais. Pode ser aplicada a todos os setores de atividade e áreas das Organizações.

As organizações de elevado desempenho distinguem-se precisamente pela busca de novas ideias, encorajamento da mudança, aprendizagem, controlo sobre o processo e tempos de trabalho, grande envolvimento da Gestão, simplificação de processos e hierarquia, procura na melhoria de satisfação do cliente, flexibilidade em resposta às mudanças da envolvente, dedicação, e acesso à informação.

Etiquetas

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de Email não será publicado.

Podemos ajudar?

CONTACTE-NOS

Topo

Sempre a pensar em Si.

Criámos uma Mailing List exclusiva para que você receba em primeira mão as nossas notícias e publicações.

" >CONTACTE-NOS
close slider
  • Escreva aqui a sua Mensagem.
  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.