Produtividade nos Recursos Humanos

Produtividade nos Recursos Humanos

A produtividade é um tema amplamente debatido nas organizações, contudo a noção de produtividade nem sempre é usada da forma mais correta. A produtividade deverá ser entendida como a relação entre os resultados e os inputs necessários para alcançá-los, o que nos leva a pensar imediatamente em eficiência e resultados – quase invariavelmente pensamos também em soluções tecnológicas. Poucas vezes o pensamento é direcionado para as equipas, para a estrutura da organização e se questiona: temos as pessoas certas para este trabalho? O desperdício de tempo em tarefas sobrepostas, burocracia interna, mudança organizacional desfocada ou descoordenada, uma imensa falta de comunicação e chefias sem competências de liderança são ignorados e o foco centra-se em soluções que “surpreendentemente” acabam por não resultar.

As empresas indicam-nos muitas vezes que têm dificuldade em gerir as pessoas dado que tudo fazem para ir ao seu encontro mas não recebem o mesmo empenho do outro lado. Para as podermos ajudar precisamos que reflitam sobre:

  • O que é que esperam de cada colaborador?
  • O que é que conhecem dos vossos trabalhadores?
  • Em que circunstância ouviram o que os trabalhadores tinham a dizer?
    Conhecer a equipa, as funções essenciais e o tempo investido em cada atividade, permite-nos tomar decisões determinantes para o futuro da organização. Permite-nos também colocar as pessoas certas nos lugares certos e promover as competências de que a nossa equipa precisa.
    Se quer melhorar os resultados da sua organização, deve:
    • Definir claramente as funções que a compõem e o que é esperado delas
    • Conhecer as pessoas que estão ao seu lado todos os dias
    • Repensar se a estrutura definida no seu organograma corresponde às necessidades atuais da sua atividade
    • E por fim estabelecer um plano estratégico para os RH com as medidas que lhe permitam tornar a sua, a melhor equipa.
    Assim como, o Check-up médico está para as pessoas – pois, permite analisar, identificar e propor soluções para melhorar a sua saúde – é também importante fazer o mesmo com a sua Organização, por forma a melhorar a eficácia da Estrutura de Recursos Humanos. Com isto, pode otimizar os custos e permitir fazer mais e melhor com os Recursos adequados.

Andreia Mendes
HR Consultant
andreiamendes@humangext.com

Categorias