Sozinho posso ir mais rápido, mas em equipa, podemos ir mais longe. Aceita o desafio?

Sozinho posso ir mais rápido, mas em equipa, podemos ir mais longe. Aceita o desafio?

Uma das nossas maiores preocupações, enquanto empresa de Gestão de Recursos Humanos, num mundo empresarial (e não só) cada vez mais competitivo, é de facto, ir à natureza do problema: Gerir Pessoas. Faz parte do nosso ADN, como Organização que tem colaboradores, mas também como Organização que ajuda outras a gerir os seus próprios colaboradores.

Ora, face à conjuntura atípica que temos vindo a sair, de pandemia, como ao atual contexto europeu, que muito afeta os mercados e, com isso, os seus próprios recursos humanos, tem-se vislumbrado uma necessidade premente em promover a união entre pessoas, que se desfragmentou pelos confinamentos, pelo trabalho remoto e até mesmo pelas condições financeiras e estruturais que temos vindo a presenciar.

Investindo numa liderança eficaz, cativando os seus próprios colaboradores, é possível regressarmos a uma política interna de proximidade, motivacional e produtiva, que será capaz de ultrapassar estes tempos difíceis, em prol do sucesso da Organização, mas sobretudo, favorecendo e valorizando o rendimento de cada um.

Com tantos fatores que nos afastam, o que fazer para nos reaproximarmos?

Vou destacar um dos mecanismos que mais são procurados nesta fase, mas que ainda muitas dúvidas suscitam nas Organizações quanto à sua eficácia: Eventos Corporativos / Teambuilding.

Podemos conciliar o divertimento e o lazer, com conhecimento, core business e enriquecimento profissional.

Estes eventos corporativos influenciam em muito tanto a imagem e a própria identidade da Organização, que devem ser bem preparados com critérios e objetivos bem definidos, para que sejam um canal de comunicação ou mesmo um elo entre líderes, colaboradores, clientes, fornecedores e até investidores. Um bom mecanismo de marketing da própria Empresa, dando-se a conhecer ao mercado, não só publicitando a sua atividade profissional, mas também, dar um exemplo de boa liderança “de dentro para fora”.

Com estas atividades, as Organizações, independentemente da sua dimensão, têm a possibilidade de favorecer a colaboração, a integração e interação entre chefias, entre colegas. Qual o interesse? Catapultar a produtividade, diminuir e saber resolver conflitos, potenciar os talentos de cada colaborador, contribuindo para um bom clima organizacional.

Este é um dos caminhos certos, para fomentar por um lado o espírito de equipa, fora da rotina e seriedade do trabalho, por outro, para acutilar a criatividade dos colaboradores, fazendo prevalecer a importância e a eficácia do trabalho de grupo.

Temos à nossa disposição eventos como workshops, seminários, fóruns, atividades lúdicas como paintball, escape room, jogos, trabalhos manuais, música, teatro, até os simples jantares / almoços / piqueniques, próprios desta altura, em que as festividades se aproximam, podem ser palco destas iniciativas, tonando-se úteis e inesquecíveis.

Numa era em que se fala tanto de “burnout”, é fundamental criar um ambiente saudável em contexto de trabalho, minimizando o stress diário, com experiências e dinâmicas diversas, que devem ser feitas à medida de cada Organização e respetivo orçamento, com objetivos concretos, direcionados, que impulsionem as capacidades físicas e intelectuais de cada colaborador.

Nunca a expressão “Juntos somos mais fortes” fez tanto sentido! Um colaborador feliz, alinhado com a Organização, trará com certeza, maior produtividade individual e melhor rendimento coletivo.

Categorias