Conforme é tão noticiado, estamos a enfrentar nos dias de hoje grandes desafios no que diz respeito à Saúde Psicológica, ao Bem-Estar e aos Riscos Psicossociais no trabalho. As últimas gerações a entrar no mercado de trabalho, vieram relembrar à sociedade que a Saúde Mental é a base para uma vida feliz e produtiva, e que a falta de Saúde Mental no trabalho não impacta apenas no ser humano individualmente, como também tem um impacto imensurável na sociedade e na economia. Quando a Organização não olham atentamente para a Saúde Mental dos seus colaboradores e para os riscos Psicossociais no trabalho, pode levar a que surja um vasto conjunto de consequências para os trabalhadores tais como: perturbações do sono; problemas de Saúde Psicológica, nomeadamente, Depressão e Ansiedade; problemas de Saúde Física, muitas vezes decorrentes de perturbações de stress prolongado, sendo as mais frequentes as perturbações gastrointestinais e as doenças cardiovasculares; e consequentes perdas de salário e gastos de saúde adicionais.
Bem como consequências para a própria Organização, nomeadamente o absentismo, o “presentismo”, a diminuição da produtividade e da qualidade do trabalho, os conflitos no local de trabalho, e rotação de trabalhadores. Importa também salientar que as ausências ao trabalho motivadas por problemas de saúde mental são mais longas do que as decorrentes de outras causas – causando custos significativos para as Organizações.
Então importa perceber como definir um local de trabalho saudável? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (WHO, 2010) um Local de Trabalho Saudável é aquele em que todos os membros da organização (empregadores, gestores e colaboradores) cooperam com vista à melhoria contínua dos processos de proteção e promoção da saúde, da segurança e do bem-estar. As principais características de um Local de Trabalho Saudável podem ser dividas por áreas e dentro destas podemos resumir:
Tendo toda esta informação na sua posse, as Organizações devem olhar para dentro delas e colocar mãos à obra, para tal devem procurar ajuda especializada para que o trabalho tenha os resultados pretendidos pela Organização.
Andreia Mendes
HR Consultant