O Design Thinking é uma abordagem inovadora, centrada no ser humano, que utiliza métodos e sensibilidades do design para atender às necessidades humanas e transformar ideias em soluções práticas e aplicáveis. Esse processo colaborativo integra a criatividade do design com as exigências tecnológicas e de mercado, visando criar valor significativo para os usuários e oportunidades estratégicas para as empresas.
É um processo que envolve etapas interativas de empatia (entender o consumidor), definição de forma clara do problema ou oportunidade, ideação (surgimento de ideias criativas para resolução do problema que foi definido, prototipagem (desenvolvimento de protótipos tangíveis) e teste dos protótipos com consumidores reais.
Mas porque é que os gestores devem investir nesta área?
O custo vs retorno, destaca-se logo como sendo o primeiro motivo: o custo de implementação é extremamente reduzido, enquanto a vantagem competitiva que gera, é enorme. O design thinking pode ser o diferencial necessário para que uma empresa esteja um passo à frente das concorrentes. Depois, é um processo que envolve diversos pontos de vista e, por isso, é imperativo que se reúnam vários colaboradores de várias áreas, sendo que o resultado disso é extremamente positivo para a empresa porque passa a ideia de valorização e integração dos profissionais – que é essencial para a manutenção
de valores positivos de produtividade.
Sabia que?
A Netflix e a Havaianas, são casos de sucesso da utilização do Design Thinking:
A Netflix é uma empresa que, através da personalização de conteúdo e dos dados que são armazenados pelo próprio algoritmo, mapeiam a sua estratégia. Dessa forma, os conteúdos só são lançados na plataforma depois de uma análise intensiva das características do público que o consome, e da identificação dos padrões de audiência. Assim, a Netflix garante que, quando os conteúdos são lançados, terão uma maior aceitação do público consumidor.
A marca brasileira, que era conhecida exclusivamente pelas sandálias de dedo, adotou uma nova estratégia: a introdução de uma grande variedade de chinelos, carteiras, toalhas e chaveiros, bem como outros produtos. Essa diversificação de produtos, passou por um processo de identificação de oportunidades de mercado, chegando à conclusão, através da realização de inquéritos, que a comercialização deste tipo de produtos seria benéfica para a empresa.
Patrícia Santos
HR Consultant