DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE FUNÇÕES

A descrição de funções é uma das peças fundamentais numa estrutura de Gestão de Recursos Humanos. Este processo pode responder a questões tão relevantes como:

 

Quem faz o quê dentro da organização? (responsabilidades e tarefas)
Quais as funções existentes na organização?
Qual o objetivo de cada função? (o que é central à mesma)
Quais as competências necessárias para cumprir o objetivo de cada função? (que tipo de colaboradores deveremos procurar ou desenvolver)
Quais os recursos materiais necessários para a execução de cada função?
O organograma da empresa corresponde às descrições funcionais existentes?

EM REGRA, UM PROCESSO COMPLETO DE DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE FUNÇÕES TEM 4 PASSOS:

 

1. Levantamento de funções

2. Análise das funções e responsabilidades

3. Conceção de manual de descrição de funções

4. Conceção de Organograma

  

VANTAGENS:

» Ao responder às questões acima mencionadas poderá identificar sobreposições/ ineficácias, bem como lacunas na distribuição de tarefas e responsabilidades, cuja correção levará ao aumento da eficiência da organização e portanto, da sua produtividade.
» Reorganização ou validação do organograma, resultando numa estrutura otimizada.
» Alinhamento das funções com a estratégia da organização.
» A definição das tarefas e das competências-chave da organização vai alimentar processos como recrutamento e seleção, formação profissional, avaliação de desempenho e gestão de carreiras.

MARÍLIA SANTO

Project Manager, HR Consultant

A Gestão de Talento nas Organizações é algo com que lidamos diariamente: atrair, integrar, desenvolver, avaliar, compensar, reter… O tema está na ordem do dia, mas não é por isso que os nossos clientes pedem ajuda para esta área. Quando uma Organização procura o nosso apoio é porque tem um problema concreto a resolver, ou porque quer criar uma estratégia mais abrangente para a sua gestão de pessoas que vise atingir um patamar superior em termos de gestão. Como vantagens do serviço devo sublinhar a consolidação da imagem da Organização, reforço do Employer Branding, aumento da capacidade de atração de candidatos, diminuição da rotatividade e aumento da retenção do talento, melhoria do desempenho, produtividade e eficácia; melhoria da experiência do colaborador, e portanto a sua ligação à empresa. O serviço, assim como o conceito que lhe dá o mote, é muito vasto, e por isso mesmo, a nossa ação pode ser modular, mas sempre personalizada, para ir de encontro às necessidades específicas dos clientes.

Enquanto Project Manager, não há nada que me deixe mais realizada do que perceber a ação positiva dos nossos Projetos junto, quer da Organização, quer dos seus colaboradores.

TESTEMUNHO DE CLIENTE