PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO

Sendo o ser Humano naturalmente averso à mudança  não é de espantar que nas organizações estes processos, possam ser vistos como particularmente desafiantes, e por isso careçam de apoio especializado e estratégico. Assim, a Humangext poderá definir, à medida de cada Organização, projetos que visem identificar e alterar o clima e a cultura da organização ou apoiar processos de mudança específicos.

O clima organizacional em termos simples é o ambiente de trabalho percecionado pelos colaboradores – situação que é muitas vezes relevante despistar antes de avançar com mudanças na Organização, já que influencia a motivação e comportamento dos colaboradores por exemplo medição do nível de engagement.
A cultura remete para um nível mais profundo, referindo-se às crenças, valores e regras morais que orientam os comportamentos.
Nem sempre os dois níveis se encontram – e nem sempre a cultura preconizada pela gestão de topo corresponde à que é verdadeiramente percecionada pelos colaboradores, criando por vezes problemas ao nível do cumprimento de regras, responsabilidade, e comunicação.

COMO TAL, A HUMANGEXT INTERVÉM AO NÍVEL DE:

Despiste do clima organizacional

Identificação da cultura ideal

Identificação da cultura real

Avaliação de processos
de comunicação interna

Promoção de cultura
de responsabilidade

Identificação e promoção de valores

Construção de plano de ação

  

VANTAGENS:

» Facilitar o engagement com a organização, bem como a identificação dos seus valores e cultura;
» Aumentar a cooperação e responsabilidade;
» Diagnóstico(s) definido(s) à medida;
» Reports detalhados, mas em linguagem simples;
» Identificação de problemas, bem como medidas corretivas/ planos de ação.

A mudança é um processo desafiante, dado que o ser humano é naturalmente resistente à mesma. Nas Organizações, os processos de mudança podem ser altamente complexos, dado que temos de conjugar quer distintas personalidades (nível individual), quer mentalidade de grupo. Para que os processos fluam da melhor forma é necessário definir uma estratégia e antecipar entraves, para os poder ultrapassar.

A NOSSA INTERVENÇÃO PODERÁ ASSIM ABRANGER:

Definição da Estratégia e Suporte
ao Processo de Mudança

Integração de Novos Líderes

Conceção de Programas
de Sucessão

Processos de Negociação
de Retenção de Talentos

Identificação e Otimização
de Custos RH

Gestão de Processos de Saída

VANTAGENS:

» Otimização de processos.
» Redução de entropias.
» Aumento do engagement.
» Vasta experiência na mediação de processos de retenção e saída de colaboradores, intervindo diretamente junto dos mesmos

SUSANA SANTOS

Partner, COO

A generalidade das pessoas vê a mudança como algo positivo, construtivo e motivador, desde que não tenha que começar por si. O desafio de envolver as equipas em processos de mudança é sempre grande: seja esta mudança pela positiva (por exemplo: captação de novos talentos ou reposicionamento da empresa) seja esta negativa (por exemplo: necessidade de dispensar pessoas ou integrar um processo de layoff).
Para enfrentar a mudança de forma positiva há que fazê-lo com objetividade, transparência e envolvimento de todos, para que compreendam essa necessidade e se envolvam na solução.
A nossa experiência de 25 anos dentro das mais diversas organizações, permitiu-nos acompanhar todo o tipo de alterações. Pelo que, conhecendo o tecido empresarial nacional, conseguimos resultados positivos ao estar nas empresas, envolver-nos no trabalho, estabelecer planos estratégicos, assegurar o seu cumprimento e promover depois a adaptação da organização à mudança operada.
Os nossos clientes contam com uma equipa dedicada, multidisciplinar que sendo externa, passa a integrar a sua, vivendo todo o processo ao lado dos seus colaboradores.

TESTEMUNHO DE CLIENTE