Ao olharmos para as Organizações é indiscutível que temos de falar de Mudanças, de Recursos Humanos, e Motivação. Pois, se por um lado, assistimos a uma enorme dificuldade na captação de talentos, por outro as pessoas que entram hoje nas Organizações, tem uma nova forma de ver o trabalho, o que cria entraves na retenção de talentos. Quando chegamos a estas conclusões importa olhar para cada Organização individualmente, importa conhecer as suas peças chave que são os seus Recursos Humanos, e só assim podemos desenhar o caminho que cada Organização pretende trilhar. Contudo, existem medidas que podem ser tomadas desde já, nomeadamente ao nível do teambuilding, que poderão auxiliar a enfrentar esta nova realidade trazer benefícios e ajudar, nos mais variados níveis, por exemplo:
Para melhor enquadrar, o conceito de Teambuilding pode ser definido de forma simples como o uso de atividades práticas em grupo, de caráter lúdico e interativo, que podem ter vários objetivos estratégicos. Estas dinâmicas são realizadas para simular situações do dia-a-dia, permitindo tanto a prática do trabalho em equipa quanto a aprendizagem de novos conceitos. A semelhança entre os desafios enfrentados e a realidade das Organizações, prepara o grupo para os desafios que as Organizações passam nos dias de hoje.
Contudo, existem pontos fundamentais que não pode descurar quando pensar numa atividade de Teambuilding para a sua equipa. Neste pressuposto as atividades de Teambuilding devem:
Se atender a estas dicas, no final das dinâmicas: o trabalho em equipa é otimizado, é promovido um elevado nível de motivação, ajudando os membros do grupo a melhorar as suas competências interpessoais e aumentar a sua capacidade de se identificarem com as Organizações. Por seu lado as Organizações ganham ferramentas para enfrentar esta “nova” realidade.
Assim a proposta é que olhe para a sua Organização, e consequentemente para a sua equipa e, caso tenha dúvidas não hesite em contactar técnicos especializados que o ajudarão a tomar as melhores decisões.