Na edição de Janeiro da Gazeta das Caldas, são destacadas algumas das empresas clientes da Humangext como os maiores exportadores do distrito de Leiria e concelho de Ourém.
No topo desta listagem de empresas do Oeste com maior exportação, mantém-se como líder a empresa Schaeffler Portugal, Unipessoal, SA (https://www.schaeffler.pt/content.schaeffler.es/pt/index.jsp). A sua produção de rolamentos é totalmente distribuída para mercados estrangeiros, o que representou em 2017 uma faturação de 60,67 milhões de euros. Estes números fazem com que seja considerada a sétima maior exportadora do distrito de Leiria, segundo publicação efetuada no jornal Região de Leiria na rúbrica “Campeões da Exportação”. Comparativamente ao ano de 2016, a Schaeffler aumentou o volume de negócios em 4,8 milhões de euros.
A Promol- Indústria de Velas, SA (https://www.driada.pt/) mantém-se na terceira posição desta listagem com 91% da exportação. Outra empresa com um aumento de vendas internacionais é a Santos, Monteiro & Companhia (https://www.santosmonteiro.com/index.php/pt/) que fixou as vendas internacionais em 30%.
Nesta listagem o concelho de Caldas da Rainha conta com a presença de catorze empresas, sendo que doze delas repetem a presença do ano anterior. As duas novidades são a Frigosto – Indústria de Transformações e Preparação de Produtos Congelados, Lda (http://www.frigosto.com/home.html) cujas exportações ultrapassaram 1 milhão de euros, e a Frutas Classe – Comércio de Frutas, SA (http://www.frutasclasse.com/index.php/pt/) com exportações no valor de 870 mil euros.
Em 2017 as empresas acima referidas faturaram em conjunto 129,9 milhões de euros em exportação, mais de 18% do que no ano anterior.
Em Peniche a conserveira European Seafood Investments Portugal, SA (http://www.thaiunion.com/en/about/company/subsidiary/186/european-seafood-investment-portugal) é classificada como a terceira maior exportadora do distrito de Leiria. Apresenta um volume de negócios com o estrangeiro de 90,3 milhões de euros, o que representa 99% de toda a produção. Na área agrícola a Hortapronta – Hortas do Oeste (http://www.hortapronta.com/) fixou as suas exportações em 18%.
No concelho de Óbidos a Granfer.com – Importação e Exportação de Produtos Alimentares, Lda (https://www.granfer.pt/pt/) fixou as suas exportações em 33% e a Barros & Moreira, SA (https://www.grupobm.pt/) exporta 26% da sua produção, mantendo-se como as empresas mais exportadoras do concelho de Óbidos.
O líder de vendas para o estrangeiro do concelho do Bombarral é a empresa Primofruta – Sociedade Hortofrutícola, Lda (http://primofruta.pt/pt/) com a sua exportação fixada nos 49%.
Na rubrica “Campeões da Exportação” publicado no jornal Região de Leiria, são já conhecidos os primeiros dados das importações e exportações de 2018. Entre os meses de Agosto a Janeiro é visível o efetivo aumento das exportações nas empresas do Oeste. Nos primeiros oito meses de 2018 as vendas para o estrangeiro aumentaram de 66,8 milhões de euros para 92,3 milhões, mais 38,17% do que em igual período de 2017, segundo dados retirados do INE. Em termos percentuais, o concelho de Caldas da Rainha é o que apresenta um crescimento mais acentuado do distrito de Leiria.
A todos os que contribuíram para o sucesso destas empresas os nossos Parabéns!
É para nós um orgulho fazer parte das vossas equipas!